barrinha

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Ao professor




O PROFESSOR ESTÁ SEMPRE ERRADO!

...se é jovem, não tem experiência
... se é velho, está superado
... se não tem carro, é um coitado
... se tem carro, chora de "barriga cheia"
... se fala em voz alta, grita
... se fala em tom normal, ninguém o ouve
... se não faltas às aulas, é um tontinho
... se falta, é um "turista"
... se conversa com outros professores, está a falar mal dos alunos
... se não conversa, é um desligado
... se dá a matéria toda, não tem dó dos alunos
... se não dá a matéria, não prepara os alunos
... se brinca com a turma, arma-se em engraçado
... se não brinca, é um chato
... se chama a atenção, é um autoritário
... se não chama, não se sabe impor
... se o teste de avaliação é longo, não dá tempo
... se o teste de avaliação é curto, tira as chances dos alunos
... se escreve muito, não explica
... se explica muito, o caderno não tem nada
... se fala corretamente, ninguém entende
... se fala a "língua" do aluno, não tem vocabulário
... se o aluno é reprovado, foi perseguição
... se o aluno é aprovado, o professor facilitou.
É verdade, o professor está sempre errado!
Mas se você conseguiu ler até aqui, agradeça-lhe a ele.






Quais os principais problemas do professor na sala de aula?


Os cinco principais são manter a disciplina (22%), motivar os alunos (21%), avaliar de forma adequada (19%), manter-se atualizado (16%) e escolher a metodologia adequada (10%) todos diretamente relacionados com a atuação do professor.
Os entrevistados também apontaram o que eles consideravam as causas desses problemas: a formação inconsistente que tiveram ou continuam tendo, a falta de tempo e de recursos financeiros. Isso demonstra consciência da realidade, porque os professores poderiam simplesmente colocar toda a culpa no aluno. Eles sabem que não têm condições de ensinar o mínimo necessário - ler, escrever e fazer contas - para formar cidadãos.


Como o professor se sente com o baixo rendimento dos alunos?
Ele se sente muito angustiado, às vezes até desesperado, pois quer fazer o melhor, mas simplesmente não tem condições para isso.
O Magistério é uma das profissões que mais tiveram aumento de tarefas nos últimos tempos. Além de ensinar conteúdos da área para a qual foi preparado, o professor tem de lidar com outros para os quais não tem nenhuma capacitação. Basta ver os temas transversais que fazem parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais: cada um compreende uma área do conhecimento com sua própria complexidade. O professor de Matemática não está pronto para falar de Educação Sexual, nem o de Língua Portuguesa para ensinar questões ligadas ao Meio Ambiente.



O professor deve usar o lúdico no processo de ensino e aprendizagem?
A escola não precisa ser o tempo todo atraente e lúdica como algumas teorias propõem. Quem defende isso nunca deu aulas e muitas vezes não é especialista em Educação. A escola tem de ensinar que para conseguir alguma coisa é preciso esforço e dedicação.
Caso contrário, ela estará apenas enfatizando valores que a sociedade preconiza e prejudicam a Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário